É comum ouvirmos expressões que relacionam a saúde da boca com a saúde geral, tais como: “A saúde começa pela boca” ou “O sorriso é o cartão de visitas”. Mas você sabe de fato quais implicações que doenças bucais provocam ao organismo
Os dentes assim como o restante do corpo possuem; inervação, responsável pela sensibilidade, e nutrição através da circulação sanguínea, que também comunica com o corpo.
Quando ocorre desequilíbrio bacteriano, na gengiva, por exemplo, devido ao acúmulo de placa e tártaro gengival, essas bactérias podem entrar na corrente sanguínea, percorrendo e alojando-se em outras partes do corpo.
Como é o caso da Endocardite infecciosa, doença grave que afeta o endocárdio, isto é, provoca inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas, a endocardite é causada por bactérias vindas geralmente da boca através da circulação sanguínea, quando ha má higiene e doenças bucais. Provocando complicações e podendo até ser fatal.
A importância então do cuidado e saúde da boca, está intimamente ligada também à saúde geral, é muito importante consultas periódicas ao dentista para controle, prevenção e tratamento, pois muitas alterações no início são de pouca percepção ao paciente, cabendo ao profissional identificá-las. Prevenir é a melhor forma de cuidar.
E você, está em dia com a saúde da sua boca?
Faça-nos uma visita, te aguardamos!!
P: Dente é osso? R: Apesar de terem composições parecidas, como o mineral cálcio, por exemplo, as proporções das composições são bem diferentes. Então não, dente NÃO é osso.
Cada dente possui uma numeração que vai do 11 ao 18 – do 21 ao 28- do 31 ao 38 e do 41 ao 48, claro considerando uma dentição normal e com a presença dos dentes sisos, assim até quantos dentes podemos ter na boca? Vamos lá faça a conta!
Uma pessoa produz cerca de 38 mil litros de saliva durante a vida, se chegar aos 70 anos, produzirá um litro e meio por dia, o suficiente para encher uma piscina.
O nome “dente do juízo” é chamado dessa forma, porque “nascem” quando se está na fase de criar juízo, momento de transição da juventude para fase adulta. Também popularmente chamado de dente do siso. Na odontologia é classificado como Terceiro Molar.